- Ano: 2015
-
Fotografias:Thomas Jantscher
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância da região de Prangins, Suíça é concebido como uma grande casa que foi colocada sobre um terreno em desnível. A estrutura cruciforme resulta do jogo de volumes que permite que tenha uma relação especial com o entorno residencial.
Os quatro volumes, que são mutualmente escalonados por um terço da altura de cada unidade e intercalados, fazem o edifício parecer menor e visualmente menos intrusivo.
As seis salas de aula são organizadas em grupos de dois e ocupam os três volumes mais baixos. Devido a sua localização central, a escadaria é fundamental, e atua como elemento estruturador do jardim de infância. A rampa que a acompanha proporciona acesso paralelo e age como entrada interna da creche.
O volume da Creche, que é posicionado perpendicular à primeira ala, marca e cobre a área de entrada do jardim de infância. Acesso direto à parte superior do conjunto também permite operação independente da creche. A planta baixa da creche consiste de uma grande área de jantar, que pode ser dividida em várias unidades menores de acordo com as necessidades.
As qualidades naturais da locação são destacadas pelo alinhamento diferente das grandes aberturas, uma vez que o projeto fez atenção às relações visuais com respeito à sua implantação.
O concreto armado que é visível no interior e exterior, ancora o edifício na topografia.